"Questão a resolver: como conciliar a crença que o mundo é, em grande parte, uma ilusão, com crença na necessidade de melhorar essa ilusão? Como ser simultaneamente desapaixonado e não indiferente, sereno como um velho e ativo como um jovem?" Aldous Huxley

domingo

sobre a igreja católica

Aeae pessoal, foi decretado que o Limbo não existe mais. Limbo é o lugar para o qual as pessoas de bem não batizadas vão. Bom, iam né. Agora o Papa e um grupo de graduados decidiram que "como Deus é piedoso, ele quer que todos os seres humanos sejam salvos". Maravilhoso, não é? Deus quer! "A partir de agora, pela resolução do Vaticano, as crianças que morreram e vierem a morrer antes de serem batizadas poderão ser salvas." Eles deixaram!! Ah, meu priminho vai finalmente encontrar a paz, cara, eles são o máximo mesmo né?! Eu devia ir até lá agradecer com ouro e segui-los pra sempre.
---------------------------------------------
Ok, achem o quão imaturo quiserem eu tratar com sarcasmo uma questão levada a sério por muitos; não pude evitar. A notícia é um pouco antiga (bastante, é de 2007), trombei com ela sem querer e precisava dividir minha indignação com alguém. Depois eu digo que religião é criação do homem e os fanáticos se ofendem, mas poxa, o papa está aí pra provar a minha tese sem eu nem pedir. Pois ele, e seus teólogos assistentes, decidiram por si a inexistência do limbo. Ou vai dizer que deus escreveu pra eles no alto de outra montanha?! Essa cegueira me incomoda. Está tudo alto e claro, mas alguns preferem fingir. Apenas uma questão de maturidade emocional para entender o mundo sob esse ou aquele prisma, eu sei, mas defender uma instituição que se desmoraliza por livre e espontânea vontade? Por favor, acordem logo.

13 comentários:

  1. Marina,

    Acorde! Porque voce esta tao incomodada com resolucoes de uma autoridade de uma religiao que nem é a que voce segue? pare de perder o seu tempo e cuide da sua vida. Tem direito a ter a opiniao que voce tem quem de fato é catolico. Nao voce! Acostume-se!

    ResponderExcluir
  2. Ué Daniel, essa eu não esperava vinda de você. Como assim não tenho direito de ter essa opinião sobre isso? Eu tenho direito de ter a opinião que eu quiser sobre o assunto que eu quiser. E outra, não é perda de tempo tentar convencer de que há algo de errado. É mais ou menos pra isso que nós nos expressamos né? Convencer pessoas. Pode até não surtir grandes efeitos, mas eu gosto de tentar. Tem coisas erradas em quase todas as instituições, e por isso nos desligamos delas. Mas ei, elas continuam fazendo a cabeça de outros tantos ingênuos. E então? Acha mesmo que devemos nos calar e deixá-las governar? É assim que você age? Dando licença e se calando, como uma criança comportada? Poxa vida Daniel, eu não quero ser assim. Ser indiferente cheira a egoismo nesse caso. Você tem perfeita condição de discutir, convencer, ajudar algumas pessoas; e vai deixar de fazer isso? Eu não acho que eu deva respeitar ofensas a minha inteligência. Se há algo de errado, mais que uma possibilidade, é um dever moral da nossa parte levantar nossas vozes contra isso. Pode não ser a minha religião, mas é o a minha metade do mundo; não poderia ser mais pessoal. (ah claro que poderia, mas tanto faz) ... Enfim, acostumar-me? Não, Daniel, isso nunca.

    ResponderExcluir
  3. Que nesse natal, possamos rever o nosso passado para melhorar o nosso futuro. Que Deus nos abençoe e brilhe com sua luz perante você, abrindo o caminho até Ele!
    São os votos de J Araújo

    ResponderExcluir
  4. As pessoas seriam muito mais fraternas e passíveis de perdão se fossem mais Deus e menos religião.
    Tá lindo aqui, moça.

    ResponderExcluir
  5. Eu ja acho que as pessoas seriam mais fraternas e passíveis de perdão se fossem mais humanas e menos todo esse resto ai...

    Pra variar, excelente post (;

    ResponderExcluir
  6. elas sao humanas. completamente humanas. só não sei de onde tiraram que isso é bom.

    ResponderExcluir
  7. acho que tudo bem escrever a sua opinião.
    mas não foi exatamente isso que você fez aí. você foi muito desrespeitosa para com aqueles que acreditam. não são todas as pessoas religiosas que são ignorantes e acreditam cegamente em tudo o que lêem ou aprendem da Bíblia. nem todo mundo escolhe acreditar porque é mais fácil. nem todo mundo "finge" que está tudo bem. é muito desrespeito com gente que escolheu seguir a religião porque acredita nos valores e não na instituição da Igreja em si. há uma diferença MONSTRUOSA entre concordar com a INSTITUIÇÃO e concordar com a RELIGIÃO.
    "Essa cegueira me incomoda", "Por favor, acordem logo.", são termos muito agressivos... se vai escrever sobre um assunto polêmico, escreva com termos neutros, certo?

    ResponderExcluir
  8. foi-se decretado que o limbo não existe simplesmente porque não fazia mais sentido ele existir.. crianças que não tiveram tempo de ser batizadas iam para o limbo. mas hoje em dia, quando uma criança está para morrer, depois do parto, por exemplo, qualquer um é autorizado a batizar e dar a unção dos enfermos (não precisa mais ser um padre), com essa possibilidade não há necessidade da existência de um limbo.
    é lógico. esse "decreto" só reafirmou coisas óbvias

    ResponderExcluir
  9. quando decidirem a inexistência de Deus eu vou ficar mais feliz.

    eles mudar e desmudam o cristianismo desde seus primórdios e a gente tem que aceitar, afinal eles são os doutores da igreja.

    pelo menos eu sou ateu e isso não afeta minha vida, sei que minha consciência vai desaparecer 5 minutos depois que meu cérebro ficar sem ar.

    abraço

    ResponderExcluir
  10. ok, vamos lá.
    BRUNA: não critiquei em momento nenhum as pessoas que seguem os valores da religião, sem se prenderem aos da instituição; critiquei a instituição. "é muito desrespeito com gente que escolheu seguir a religião porque acredita nos valores e não na instituição da Igreja em si." bom, se não acreditam na instituição em si, não deviam se ofender. não critiquei a ideia de limbo. critiquei o parecer do papa sobre o tal.

    "não são todas as pessoas religiosas que são ignorantes e acreditam cegamente em tudo o que lêem ou aprendem da Bíblia." também nao escrevi que todas as pessoas religiosas estão erradas. critiquei as que defendem os erros da igreja por achá-los injulgaveis.

    "nem todo mundo "finge" que está tudo bem." bom, quem disse que todos fingem estar tudo bem? eu não estou fingindo.

    "nem todo mundo escolhe acreditar porque é mais fácil." não estou dizendo que escolhem acreditar por ser mais facil, estou dizendo que escolhem acreditar porque é isso o que a maturidade emocional de tais pessoas determina que façam. se acha que é um grau de maturidade emocional inferior ao dos ateus, tornando tal opção "mais fácil", bom, eu não escrevi isso.

    sobre termos neutros, não, não os usarei. aqui é onde eu esponho a minha opinião e só vem até aqui sabê-la quem quer. não a vou censurar ou eufemizar para agradar aos criticados. caso estes se sintam ofendidos, têm completa abertura para virem colocar seus pontos comigo como você acaba de fazer; mas não significa que eu me arrependa de expor a minha opinião.

    ANONIMO: certo, então quando não houver mais necessidade da existencia de jesus, também a irão negá-la? é essa a moral que pregam? huh. coisas reais não deixam de existir simplesmente por não serem mais necessarias. coisas inventadas é que o fazem.

    ResponderExcluir
  11. Marina, gostaria de me apresentar, sou formando em jornalismo na USP- São Paulo. Entrei no seu blog por acidente... e gostaria de frizar que antes de tecer comentários a respeito de qualquer resolução, seja ela polítca,econômica ou social acredito que você deveria se informar melhor. A respeito da autoridade papal, Pedro, o primeiro lider da igreja católica, foi instruido por Deus: 'Tudo que ligares na Terra, será ligado no Céu. E tudo que desligares na Terra, será desligado no Céu.' O papa tem autoridade plena sobre alguns preceitos dogmaticos. E seu ataque à igreja é infudamentado, além de argumentos fracos, você desconsidera o importante papel social da religião. As religiões em si, pregam conceitos morais... Ideais de bondade e compaixão... Se você nao enxerga a importância disso, deveria pensar melhor em como funcionam as coisas.

    ResponderExcluir
  12. bom, eu sempre tento me informar antes de escrever sobre um assunto; inclusive agradeço quando me alertam quanto a erros. nao tinha conhecimento de tal passagem da biblia, de fato. quer dizer que se a humanidade se tornar ateia, entao deus deixará de existir? eu nao acho certo que o papa tenha o poder de dizer o que acontece no "ceu", esteja isso subentendido em alguma traduçao da biblia ou nao, pois apesar de tudo ele é humano e errante. acho tao oportuno como o "livro sagrado" e suas milhoes de interpretaçoes alternativas sempre calam qualquer critica.. admiravel a sagacidade com a qual a igreja zela por sua soberania. mas nao acho nada comovente a forma como isso sempre obtem exito. bom, eu infelizmente nao posso provar minha opiniao sobre a biblia aos crentes, já que nao possuo nenhuma evidencia que nao a minha visao de mundo, mas obrigada por me lembrar da minha insignificancia de voz perante um poder milenar. ainda acho o decreto revoltante e ainda quero acordar aqueles que se deixam governar pela instituiçao humana igreja, mas agora me lembrarei de nao me contrapor novamente à biblia. sobre o papel social da religiao, tenho conhecimento de tal. e tambem do papel politico da religiao - é a este, e nao ao social, que sou eternamente contraria. valores eticos e morais como compaixao perdao e empatia sao sim necessarios, mas eu nao creio que a igreja seja a unica capaz de ensina-los. a familia, a escola e mesmo a experiencia de cada um pode o fazer. acredito na bondade humana mesmo quando nao inspirada por medo do castigo divino. ah, e acho que eu ficaria mais satisfeita em saber o seu nome, e nao o seu grau de formação.. muito obrigada pela atençao.

    ResponderExcluir
  13. Já acho que cada um tem sua crença.
    Se vc pensa assim, ótimo, se os demais pensam de outra forma, ótimo tb.
    A ideologia de cada um não precisa ser igual de todos que perderam o tempo discutindo um comentario 'besta' por algo que a autora do blog escreveu. Não há necessidade de discussão, acho que o que está faltando nesse mundo é falta de compreensão e aceitar a crença/descrença de cada um deles.

    ResponderExcluir

pff, tá mesmo perdendo seu tempo?