"Questão a resolver: como conciliar a crença que o mundo é, em grande parte, uma ilusão, com crença na necessidade de melhorar essa ilusão? Como ser simultaneamente desapaixonado e não indiferente, sereno como um velho e ativo como um jovem?" Aldous Huxley

terça-feira

Tédio no senado

Hoje eu liguei a televisão no TV senado. Não vou mentir, estava tentando pôr no canal de música, mas errei o número, e então tive preguiça de mudar novamente já que eu ainda não tinha despertado completamente. Bom, com a pálpebra pesada e a bebericar meu café, comecei a assistir. Que grande decepção.
O canal está de parabéns, explicando acontecimentos históricos e o funcionamento do nosso sistema político de forma clara nos intervalos, incentivando a cultura e noticiando o telespectador sobre os projetos de lei aprovados mais recentemente. Meu problema foi com a sessão do senado a que assisti.
Apesar do meu incômodo com como o representante de tal lia mal, com estranheza, aparentando nunca ter visto antes o papel que lia, o meu problema real foi com como era feito: dois homens de idade avançada sentados em uma mesa com papéis e um copo de água, lendo suas falas - fiquei inconformada, eram falas mesmo! Um se dirigindo ao outro através da uma leitura plástica. Estavam lendo projetos de lei já aprovados e sugestões para os tais com uma entonação tão morta que eu duvido que eles mesmos estivessem realmente concentrados no que liam. Ademais, eles fizeram a reunião toda em trinta minutos, dando pausas de só alguns segundos para argumentação pelos presentes. Claro que ninguém se pronunciou. Me pareceu ser sempre assim, e não houve manifestações que desmentissem isso.
Por que, afinal, todos aqueles senadores estão recebendo salário? Nem um mísero comentário. Ao meu ver eram todos figurantes de um teatro ruim - um teatro ruim, foi a exata impressão que tive. Pessoas, instruídas e civilizadas com ternos vindos da lavanderia, lendo e ouvindo palavras de um português nada usual; fingindo o que o cargo impunha e agindo segundo as formalidades. Em momento nenhum eu vi naquilo algum tipo de vontade ou verdade.
Roupas bem passadas e palavras bonitas nunca vão resolver nossos problemas. Pessoas reais, com sentimento - estudo também - e muita determinação é que vão. Não encontrei determinação nas vozes que ouvi em tal sessão.
Contudo, a minha decepção não desmerece em nada o canal, o qual recomendo. Pode não ser mais legal que o canal de música, mas é preciso que os nossos direitos sejam sabidos por nós, para só então ser sensato esperar que sejam reivindicados. O canal é acessível por parabólicas, televisão paga e mesmo aberta em algumas cidades; além de estar disponivel no site do mesmo.

6 comentários:

  1. Marina, seus textos são perfeitos! Sinto até vergonha de escrever. Me ensina! hahahaha
    Continue assim, tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é uma Hipocrisia burguesa... você intitula seu blog, e sai por ai escrevendo sobre diversos assuntos de maneira revoltada, esquerdista, sem perceber que sua própria iniciativa de criar um blog é fruto de hipocrisia burguesa... Aposto que você é do tipo, sei de tudo, nao gosto da igreja, a humanidade está podre... Quando você se der conta que nao pode obter o controle sobre o sistema, que nao passa de uma peça insignificante, e que o que você aprendeu na escola foi ensinado para paracer que você tem consciência sobre alguma coisa, dai você encontrará o sentido ( ou sua ausência) para as coisas. Isso nao é derrotismo, é realidade. Admiro sua iniciativa de tentar mudar o imutável... mas o sistema em si( a totalidade de valores, a sociedade, as instituições...) não tem cura. Niilista? com certeza você é... Seu blog então é seu desabafo para o mundo... ou melhor... seu desabafo para com você mesma! Pense nisso... a Propósito meu Nome é Marcel, não quis parecer arrogante mostrando meu grau de instrução no outro comentário... quem sabe quando você alcançar o seu, o blog faça diferença? :)

    ResponderExcluir
  3. encontrei um homem esses dias num bar que me deu um termo muito bom para usar em algum texto.

    "Inocente Útil"

    acho que todo mundo acaba sendo inocente útil de alguém. nós muitas vezes somos os I.U de empresas corruptas, da mídia, da religião quando a divulgamos aos 4 ventos.

    e estes políticos são inocentes úteis de algo maior que eles. muito maior que nós, e que ninguém conhece muito bem. claro que ELES são muito menos inocentes que NÓS, mas no final, não passam de marionetes bem pagas (que aliás aumentam os próprios salários todo ano)

    ResponderExcluir
  4. MARCEL: sim, você tem toda a razão dessa vez. meu blog é uma hipocrisia burguesa, e fruto dela. os meus principios esquerdistas e os meus desabafos também. eu sou uma burguesinha hipocrita, uma que se diz niilista e tenta mudar principios alheios com um blog cheio de erros de gramática (e alguns de conceito, além de outros de principio). niilista e hipocrita, bom, está no nome; não vou tentar mentir.
    que o sistema é muito maior, acredite, eu já sei. que as minhas tentativas são em vão eu também já sei... mas me aquece continuar tentando. me faz sentir mais digna tentar consertar o que eu sei estar errado, ainda que sem convicção em conseguir..
    meu desabafo, e eu diria que meu consolo. minha mentira, só que prefiro ela publica.. ego, vaidade? sei lá, tanto faz.
    bom, Marcel, que sabe um dia não faça mesmo diferença? eu não tenho essa certeza, mas prefiro continuar mentindo meu niilismo na minha hipocrisia ao imaginar que sim, ao continuar postando; obrigada, novamente, pela atençao e pelas palavras.

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer seu blog!! Espero sua visitnha no Woman's e já estou te seguindo!!!

    Super beijokas!!

    www.graziiangeloni.blogspot.com

    ResponderExcluir

pff, tá mesmo perdendo seu tempo?