"Questão a resolver: como conciliar a crença que o mundo é, em grande parte, uma ilusão, com crença na necessidade de melhorar essa ilusão? Como ser simultaneamente desapaixonado e não indiferente, sereno como um velho e ativo como um jovem?" Aldous Huxley

quinta-feira

Decepções, Decisões.


Alguns perdem, outros se perdem; alguns decepcionam, outros se decepcionam. O fato é que todos cansam, de si, a si, do mundo, o mundo; tão inevitável quanto a morte é se fartar das mesmices da vida.

Estudar arduamente pra receber um boletim nojento, se comportar perante as regras pra ninguém perceber, ser discreta e bondosa pra ninguém ligar. CHEGA.

Viver um dia de cada vez não me basta, pensar em todos os outros dias não me cabe, me magoar com todas as perdas me corrói. Ponto final, só eu posso por um.

Não sei o que vou fazer, não sei se sou uma boa alma, não sei se vou passar no vestibular, não sei se vou encontrar o amor, mas sei que a partir de hoje eu vou ser feliz. Seja ignorando a tudo e a todos e me trancando em mim, seja falando com todo mundo e rindo a toa, seja estudando monotonamente e tirando boas notas, seja vivendo intensamente e sem ligar para os deveres.

Posso levar castigos, broncas, detenções, mas desilusões eu não carrego mais comigo.

-
Se me enganar me fizer bem, é o que eu vou fazer.
Se te xingar me fizer bem, é o que eu vou fazer.
Se me calar me fizer bem, é o que eu vou fazer.

Chamem de egoísmo, mas é preferível ser egoísta a infeliz. Pelo menos é assim que eu penso no momento.

Regras de uma sociedade confusa.

É tão cansativo pregar que a vida foi feita para ser vivida acima de problemas estúpidos, quase tão cansativo quanto se preocupar com cada probleminha.

Porque fingimos tanto? Quem afinal tentamos impressionar pintando incansáveis máscaras? Se realmente ligamos para o que pensam, porque é tão necessário ao ego agir impulsivamente? Como pode ser errado se deixar abater por insignificâncias num mundo tão insignificante? Alias, porque estou querendo entender coisas que juro não julgar importantes?

As regras pregam como devemos ser, mais a verdade é que somos exatamente o contrario. Regras foram feitas para serem quebradas, logo são só mais um tópico na lista de exigências desnecessárias. Então a verdade mais pura é que todo esse padrão de comportamento só existe para não ser seguido. Talvez por isso não saibamos o que é perfeição.

Ser perfeito: ser como se deve ou ser como se é? Eu sou como sou, mas tento ser o que devo. Não consigo ser o que devo, me perco sendo o que sou. Seja o que for a perfeição, é perfeitamente distante, e seja lá qual for o modelo certo, é certamente errado.



Lados.


“O céu está no chão. O sol não cai do alto ao claro à escuridão. O céu que toca o chão e o céu que vai ao alto, dois lados deram as mãos. Como eu fiz também, só pra poder entender o que a voz da vida vem dizer.”

Skank – Dois Rios.

Concordar com opiniões às quais você não acredita é tão errado quanto dar conselhos que você não segue?



Guarde suas promessas.


Confusão é a necessidade de esclarescer suas próprias opiniões. Esclarecimento e opinião é tudo que não temos quando estamos confusos.
Indecisão é a duvida na escolha da melhor de todas as teses. Escolhas e teses são o que mais sobram quando estamos indecisos.
-
Não entregue segredos ao vento. Não cobre segredos alheios. Não dê concelhos por interesse. Não prolongue assuntos desnecessários. Não julgue antecipadamente. Não obedeça ordens.

Desventurados os que tem fome e sede de sensatez, pois nunca lhe serão saciadas.



Delírios.

Sabe quando tudo aquilo que vem ensaiando para acontecer resolve criar um catastrófico festival e não dá a mínima pra quantos espectadores além do limite virão?
Sabe quando tudo parece um sonho borrado?
Sabe quando você quer muito aconselhar um amigo mas tem a consciência de que não é capaz de aconselhar nem a si mesmo?
Sabe quando você quer viver acima dos problemas mas vê que os problemas estão vivendo acima de você?
Sabe quando você quer gritar, chorar, bater, e nem mesmo sabe pra quem deve correr?
Sabe quando tudo que se trancava no fundo do seu intimo resolve se revelar na frente dos seus olhos mais você está cega demais pra conseguir enxergar?
Sabe quando você quer fazer alguém sofrer só pra não sofrer mais mesmo consciente de que esse sofrimento te fará sofrer?
Sabe quando você nem imagina se é egoísmo ou masoquismo se contradizer pra agradar?
Sabe quando você pensa em tudo mas não tem a mínima idéia de sobre o que pensa?
Sabe quando você apóia todos os lados mas discorda de todos?
Sabe quando você só quer poder deitar em posição fetal e assistir a vida acontecer mas também quer se levantar e chutar todos os acontecimentos não planejados?
Sabe quando você se sente impotente por saber que pode mudar tudo?
Sabe quando você quer contar a todos mas não quer se explicar?
-
Se souber nunca saberá que soube, porque nem eu mesma sei se sei. Na verdade só queria não saber. Eu sei, saber dói… Mas qual será a dor de não saber?



Errando, aprendendo, errando mais.


A perfeição não existe. Creio que é só mais um estereotipo pra nos inspirar a acertar. Nunca a alcançaremos, nunca nem chegaremos perto, pois quando nada esta errado, algo simplesmente acontece.

Sempre brigamos com alguém para quebrar o silencio da rotina. Sempre nos ligamos com a pessoa errada para calar a carência. Sempre falamos algo venenoso para descarregar o estresse. SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE damos um jeitinho de criar acontecimentos onde nada tem que acontecer.

Eu sei, isto é viver. Não tem nexo ter uma vida pra não fazer nada, só deixar como esta. Mas às vezes eu queria. Adoraria, e como adoraria, conseguir calar minha boca na hora certa. Também sei, a vida é feita para errar e aprender. Mas deus, qual a finalidade de cometer o mesmo erro inúmeras vezes? Temos que aprender, não decorar. Eu sei, sei e sei que a vida é feita de decisões, mas também queria muito poder simplesmente não decidir de vez em quando.

Martírio maior que aquele com qual eu posso lidar é ver minha vida tão perto de tudo que eu sempre quis numa tarde e tão longe na manhã seguinte. Mais um aprendizado? Às vezes eu gostaria de simplesmente não aprender.

Talvez fosse bom pegar algumas detenções do amor e repetir algumas series da amizade. Pena que a diretoria da vida nos pune com mais lições. Eu juro que prefiro a palmatória.