"Questão a resolver: como conciliar a crença que o mundo é, em grande parte, uma ilusão, com crença na necessidade de melhorar essa ilusão? Como ser simultaneamente desapaixonado e não indiferente, sereno como um velho e ativo como um jovem?" Aldous Huxley

sexta-feira

~~~~~~~~~~~~~~~

Eu estou meio perdida entre uma embriaguez mental niilista e autodestrutiva e essa coisa de aprender, agir, mudar, criar... Mudo de lado de hora em hora, e estou ficando tonta. A responsabilidade é minha, o futuro é meu, a realização ou a frustração que virá disso tudo será completamente minha. E eu quero que seja realização. Estou decidida, quero pensar e agir, construir coisas das quais eu me orgulhe, quero ser, quero ter o controle. É que aquela preguiça fica me rondando, na espreita, esperando qualquer fiapo de fraqueza, para tentar minha mente. E isso sim é o demônio: a preguiça. Não é uma criaturinha vermelha com rabo de seta sentado no seu ombro, não, o demônio é o seu próprio desânimo, é a falta de persistência, é o cansaço que sussurra dentro da nossa cabeça o tempo todo na tentativa de nos fazer desistir das nossas metas. E vender-se ao demônio é prazer puro por algum tempo, já dizia a bíblia... Mas depois vem a danação. Não, não. NÃO. Decidi: agora quero ser ascese.

Um comentário:

  1. então, agora vou responder de uma forma condensada tudo o que eu venho lendo dos seus comentários e dos seus textos.
    é, Mari, é fácil de ver que muitas das suas angústias são minhas também, e ultimamente a nossa forma de lidar com isso tem sido muito parecida, certo? vejo que você tende para o lado niilista das coisas, e isso tem um motivo, o mesmo motivo que me fez entrar numa crise de existência (a mais recente, na verdade).
    acho que independentemente da sua corrente filosófica (se você acredita num sentido pra vida, se acredita nas pessoas, se acredita em deus, se acredita na sociedade etc) há uma forma de encontrar a felicidade. não sei você, mas eu demorei muito pra entender que é possível ser feliz mesmo vivendo no mundo e na época que nós vivemos (falando de uma forma simples), e que o nosso maior objetivo deve ser esse: "essa coisa de aprender, agir, mudar, criar...", "ser ascese", enfim, tentar ser o melhor possível, desenvolver tanto o lado intelectual quanto o lado humano, e você não poderia estar mais certa quando diz "o demônio é o cansaço que sussurra dentro da nossa cabeça o tempo todo na tentativa de nos fazer desistir das nossas metas". quanto à "síndrome de poliana", claro, ninguém aguenta ser feliz por tudo sempre, mas é uma forma de tornar a vida mais feliz (ou menos triste, como queira).
    (é sempre muito interessante acompanhar o processo de reflexão, escolha e mudança de pensamento de uma pessoa. dá pra ver isso claramente no meu blog e no seu também. todas as ideias contidas aqui são MUITO ricas e muito bem trabalhadas, aliás. mas às vezes isso que dói, certo? pensar sempre demais enche o saco.)

    o meu único conselho é: não se solte dessa sua resolução de autoaperfeiçoamento. o mundo, uma hora ou outra, vai querer provar que não é assim, vai querer te mostrar o quanto você está errada, porque é sempre assim que acontece, certo? e uma hora ou outra, se você é que nem eu nesse aspecto, você vai entrar em crise e vai começar a se questionar sobre todas as suas resoluções e valores e...
    mas não faça isso, certo? não sei deixe vencer pelo mundo.

    é, é isso. foi só pra falar com você mesmo.
    beijo :D

    ResponderExcluir

pff, tá mesmo perdendo seu tempo?